Aplicativos e novas formas de mídia

Gerenciando marcas no mundo mobile

O mundo permanece em constante transformação. Ao decorrer dos anos, as pessoas mudam e as formas de comunicação também se alteram.  Atualmente, vivemos em uma época mobile, onde o consumidor está cada vez mais on-line e o grande desafio é entretê-lo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google em 2011, um bilhão de pessoas acessam internet através de dispositivos móveis e 43% delas acessam as mídias sociais todos os dias destes gadgets. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre os aplicativos destinados a atuação das marcas e as novas formas de mídia que são reflexo dessa tendência.

Facebook Pages Manager

O “Facebook Pages” é um aplicativo que foi lançado no dia 26 de Junho para facilitar o acesso e atualização de Fan Pages por dispositivos móveis. Quem já havia explorado o aplicativo do Facebook anteriormente, sabia que embora tivéssemos acesso a algumas informações das fan pages por celular, os recursos limitavam-se a atualizar a timeline da marca.

Com o novo aplicativo é possível não só publicar informações e fotos como também  enviar e ler mensagens (inbox),verificar os gráficos do facebook insights e os administradores da página.

Por enquanto este aplicativo só está disponível na Apple Store, mas em breve deve ser lançado para Android.

Hootsuite

O hootsuite é um aplicativo que permite que você gerencie diversas contas ao mesmo tempo. Você pode cadastrar, por exemplo, sua conta do Twitter, Facebook, Foursquare e Linkedin e atualizá-las através dessa única ferramenta.
Entre os recursos disponíveis na ferramenta temos: a publicação de fotos, o agendamento de publicações, encurtadores de links, adicionar sua localização no post, mencionar pessoas e traduzir atualizações.

Twitter

O Twitter é uma mídia que não faz diferenciação entre usuários e marcas, portanto seu aplicativo permite que você publique tweets, interaja, confira as menções e verifique os Trending Topics. Aliás, a visualização das informações no aplicativo é bem clara. ;)

 

Google+

Embora as Pages do Google+ não sejam utilizadas por muitas marcas, os hangouts, que são chats de vídeo entre usuários, podem ser realizados através de smartphones, possibilitando que você interaja com seus “seguidores” de forma mais efetiva.

 

Foursquare

 O Foursquare é um aplicativo de geolocalização que permite que os usuários dêem check-in nos lugares que eles visitam. O serviço é bastante conhecido e representa um enorme potencial para empresas B2C. Afinal, o foursquare é uma forma alternativa de propaganda boca-a-boca.

 

Pinterest

O Pinterest é uma mídia social de compartilhamento de imagens bastante popular e que é bastante utilizado por empresas que possuem um apelo visual, como a Volkswagen, por exemplo.

O aplicativo do Pinterest para smartphones permite que o usuário verifique as atualizações de seus amigos, explore novos temas e publique novas fotos nos “boards”.

 

 WordPress

 Os usuários da plataforma wordpress podem gerenciar e criar novas publicações diretamente do celular. É um aplicativo bem útil e eficaz pra quem utiliza o wordpress. ;)

 

 

Bom, agora que já falamos um pouco de aplicativos para gerenciamento das mídias sociais em smartphones que tal falarmos um pouco sobre as novas formas de publicidade que surgiram com a evolução dos aplicativos móveis e com o comportamento dos usuários?

Pesquisas comprovam que grande parte dos usuários de smartphones os utilizam não só para acessar as mídias sociais mas também para jogar. Motivo pelo qual, é cada vez mais comum nos depararmos com a publicidade em games, seja através de “advertising” (inserção de publicidade do game) ou do desenvolvimento de “advergames” (quando as marcas criam seus próprios jogos). Dois grandes exemplos disso são:

Angry Birds Rio

O Angry Birds, um dos jogos mais populares nos smartphones, teve uma versão “Rio”  justamente para promover o filme.  Na versão original, o usuário precisa lançar pássaros contra porcos verdes, derrubando-os de grandes estruturas. Na versão “Rio” o usuário precisa libertar os pássaros das gaiolas, encaixando-se ao contexto da animação. ;)

 

Draw Something

O Draw Something é um aplicativo onde os jogadores devem trocar desenhos com os seus amigos e decifrá-los. Conforme as palavras são adivinhadas, os usuários ganham moedas para adicionar novos recursos no jogo.

O Draw Something faz tanto sucesso que já atinge mais 50 milhões de pessoas e é visto pelo mercado como uma nova mídia. Um grande exemplo disso é a ação criada pela NBS para o Estúdio Romeu & Julieta, onde a empresa utilizou o aplicativo para criar um relacionamento com os criativos, enviando diversos desenhos para promover o estúdio.

 

Crédito pelas imagens:  Alexandre Giampaoli

A idéia é simples e genial. Além disso, o Draw Something ganhou um clipe do John Mayer feito apenas com imagens do jogo.

Acho que já deu pra perceber o quanto as formas de comunicação estão mudando né? E você, acredita nessas novas mídias? ;)

Author: Juliane Harada Uma publicitária apaixonada pelo ambiente digital e pelas formas de comunicar.

Deixe uma resposta


*